Crea-MT preside trabalhos da Câmara Setorial de Engenharia da Assembleia Legislativa

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) integra a Câmara Setorial Temática (CST) de Engenharia da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que tem o objetivo de fortalecer a engenharia e impulsionar o desenvolvimento logístico do Estado. A parceria também se estende a outros órgãos, a exemplo da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT), onde através de reuniões ordinárias e técnicas realizadas periodicamente desde a instalação em agosto do ano passado, vêm discutindo assuntos importantes como o Plano Diretor de Transporte de Mato Grosso.

Na última reunião realizada na manhã de terça-feira (20/02) foi discutido entre os integrantes da Câmara Setorial Temática de Engenharia a estrutura e a metodologia que compõem o Plano Diretor da Sinfra-MT. O projeto, que já está em fase de conclusão, traz indicadores técnicos que vão auxiliar os gestores públicos na hora de definir as prioridades de investimento em infraestrutura.

De acordo com o engenheiro responsável pelo projeto, Marco Argolo, que também é consultor de logística da Sinfra-MT, a proposta apresentada agora tem oito indicadores que definem aspectos como espaço amostral, demanda de transporte, coleta e tratamento de dados, entre outros itens técnicos que precisam constar no projeto de infraestrutura de logística do Estado, mas o objetivo é chegar a 14 indicadores até o final dos trabalhos, previsto para estar finalizado em dezembro deste ano.

Argolo explica ainda que o investimento em pavimentação é uma das prioridades do planejamento. O levantamento feito até agora mostra que Mato Grosso tem aproximadamente 32 mil quilômetros de rodovia estadual e, deste total, 76% não é pavimentada. “Essa é uma situação que compromete o desenvolvimento social e econômico do Estado, além de impactar diretamente na qualidade de vida da população”, destaca o engenheiro.

Quando finalizado, o Plano Diretor de Transporte de Mato Grosso dimensionará a importância das obras e indicará como elas deverão ser feitas levando em consideração vários fatores como localização geográfica, volume populacional, demanda de transporte, potencial turístico, de saúde, educação, entre outros.

Para o assessor parlamentar do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e presidente da Câmara Setorial Temática da Assembleia Legislativa, Eloi da Silva Pereira, Mato Grosso, ao contrário de outros estados brasileiros, mesmo frente ao cenário atual de crise, tem conseguido prosperar economicamente, mas ainda não conseguiu garantir que toda riqueza gerada por seu potencial agrícola também proporcione qualidade de vida para população. “Ou seja, essa riqueza não proporciona desenvolvimento social, logo também não tem como haver desenvolvimento econômico”, avalia Eloi Pereira.

Integram permanentemente a Câmara Setorial Temática da Assembleia Legislativa a Procuradoria da AL-MT, Sinfra-MT, Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Eletrobrás, Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Associação Brasileira de Engenharia Civil (Abenc-MT), Companhia de Mineração de Mato Grosso (Metamat), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), o Conselho Regional de Administração (CRA-MT), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), Secretaria Adjunta de Turismo da Sedec-MT, empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e o Crea-MT.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT