TCE-SP disponibiliza sistema para o acompanhamento de processos por e-mail

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) disponibiliza em seu Portal uma ferramenta que possibilita o recebimento, via e-mail, de notificações sobre processos,relatórios de instrução de gestão, alertas, informações, atualizações e resoluções.

Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), o ‘Sistema de Acompanhamento e Notificações (Push) permite ainda que o próprio usuário – cidadão ou órgão fiscalizado – selecione filtros de dados, personalizando e automatizando o recebimento de atualizações conforme interesses específicos.

Pelo mecanismo, qualquer cidadão pode se cadastrar para receber informações sobre desachos e decisões relacionadas aos processos que tramitam no TCE, alertas de irregularidades em órgãos auditados pela Corte, relatórios de gestão fiscal e índices de investimento em educação e saúde (áreas com valores mínimos estabelecidos pela Constituição).

Com a iniciativa, o Tribunal espera não só aproximar a sociedade da Corte, mas também incentivar o controle social, oferecendo ao público dados atualizados e confiáveis sobre instituições e recursos públicos.

“Dando ao cidadão informações sobre o que acontece nas Prefeituras e no Governo do Estado, a população pode vigiar e cobrar os gestores. Transparência e participação popular são a essência da democracia. Só assim poderemos ter administradores cada vez melhores e mais eficientes”, declarou o Presidente do TCESP, Sidney Beraldo.

Balanço realizado pelo DTI mostra que já são quase 22 mil usuários inscritos no sistema.Dentre as cinco categorias disponibilizadas, os interessados no acompanhamento processual são maioria, totalizando 14.133 registros. Em segundo lugar aparecem aqueles que desejam receber relatórios de alerta sobre a gestão fiscal do Estado e municípios, 2.842 pessoas.

Na sequência, com 2.295 inscrições, estão os cadastrados para relatórios de instrução de gestão fiscal, seguidos pelos interessados na Newsletter da Corte de Contas paulista (1.575 usuários). Já as inscrições para o recebimento de comunicados relacionados à Divisão de Auditoria Eletrônica (Audesp) chegam a 1.015 pessoas.

.Cadastro

Para acessar o Sistema, basta entrar no link https://www6.tce.sp.gov.br/SisPush. Novos usuários podem se cadastrar, clicando no campo ‘Não possuo uma conta’. Os que já estão registrados devem apenas informar, na tela de login, o e-mail e a senha previamente escolhidos.

O Departamento de Tecnologia também elaborou um tutorial com detalhes sobre as funcionalidades do sistema. O passo a passo está disponível no www.tce.sp.gov.br/tutopush.