CGE designa auditores para avaliar pontos estratégicos da gestão estadual

access_time 6 anos atrás

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) publicou no Diário Oficial que circulou nesta quinta-feira (04.01) portaria com a designação de quatro auditores para a elaboração do Relatório Técnico Conclusivo relativo às Contas do Governo de Mato Grosso do exercício de 2017. O parecer de controle interno é um dos documentos a ser encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) junto com o balanço geral.

A partir deste ano o material não se limitará à descrição dos resultados das contas, se os limites constitucionais relacionados à execução financeira foram cumpridos ou não, por exemplo.

Segundo o auditor do Estado Aprígio Guilherme Freitas, a ideia é que o documento traga uma análise dos motivos que levaram aos resultados de pontos relevantes das contas do exercício, bem como mostre uma prospecção de comportamento para o exercício corrente.

Neste ano, será priorizada a análise dos números de 2017 de gestão de pessoas, gestão da previdência e dívida pública. “O novo formato de avaliação e os pontos selecionados estão em consonância com a discussão realizada em reunião com o relator das contas de governo (conselheiro João Batista Camargo) e a equipe técnica do TCE-MT”, ressalta o secretário-adjunto de Controle Preventivo da CGE, José Alves Pereira Filho.

O trabalho não terminará com a elaboração do relatório. “A intenção é que uma equipe permanente faça o acompanhamento das contas durante todo o ano e, se necessário, emita relatórios periódicos ao governador e aos secretários acerca das contas parciais”, ressalta o auditor do Estado Sergio Moura, coordenador dos trabalhos.

Para tanto, está no planejamento a definição de indicadores que permitam mensurar, por exemplo, a eficiência e a eficácia dos programas de governo, sobretudo nas áreas de saúde, educação e segurança pública.

“É preciso deixar claro que este trabalho não é uma auditoria, uma fiscalização, mas um estudo analítico dos resultados das contas do Poder Executivo Estadual para auxiliar nas decisões gerenciais e no controle social da gestão pública”, salienta o auditor Sérgio Moura.

O relatório a ser entregue ao TCE-MT deverá ser finalizado até dia 20 de março. Para a estruturação do material, serão utilizados quadros e gráficos comparativos das informações e dados para facilitar a compreensão.

content_copyClassificado como