TRE-MT dá início aos trabalhos do IV Fórum de Representantes de Zonas Eleitorais

access_time 6 anos atrás

A Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso deu início aos trabalhos do IV Fórum de Representantes de Zonas Eleitorais (FReZE). De 2 agosto a 20 de setembro, oito servidores do Tribunal Regional Eleitoral participam, semanalmente, de reuniões virtuais para debater temas que envolvem as práticas cartorárias, detectar problemas e apresentar propostas de melhorias. De 24 a 26 de outubro acontecerão as reuniões presenciais. Essa segunda etapa contará com a participação de 30 servidores, sendo oito lotados em zonas eleitorais de todo o Estado e 22 que atuam na Sede de TRE ou de outros Regionais que foram convidados a contribuir com o evento.

O Fórum é uma iniciativa da Corregedoria Regional Eleitoral, que consiste em reunir, nas modalidades online e presencial, servidores lotados nos cartórios eleitorais e representantes das unidades do Tribunal, para verificar quais ações, serviços e produtos dos cartórios precisam ser melhorados, modificados ou até mesmo excluídos e quais projetos podem ser adotados para reduzir ou até mesmo eliminar os problemas detectados. O evento acontece uma vez por ano e tem o objetivo de elevar a eficiência dos serviços na primeira instância da Justiça Eleitoral, com ganhos para a população.

Com o intuito de aprofundar a discussão, os participantes são distribuídos em núcleos temáticos de discussão. São eles: Gestão Documental; revisão periódica de registros ASE’s; tratamento de pendências; implementação do módulo I do SIROPE web e outros; Procedimentos de controle registro, arquivo, cancelamento e descarte de documentos; transferência de carga patrimonial, processual e documental e outros;  cálculo de produtividade das Zonas Eleitorais; estudo, discussão e sugestão da composição de indicadores e sua finalidade.

Os participantes realizam, ainda, estudos e debates acerca dos processos de trabalho; definem metas e difundem a aplicação das melhores práticas cartorárias; trocam experiências de práticas cartorárias e integração entre as zonas eleitorais; e produzem resultados que representem otimização dos recursos públicos e significativos melhorias para atividades desenvolvidas pelo Poder Judiciário.

“O Fórum é um evento de grande relevo, aguardado com muita expectativa pela Corregedoria em razão das inovações e melhorias que vem sendo apresentadas por nossos talentosos servidores. Muitas foram as contribuições trazidas, nas edições anteriores do FReZE, por esses servidores, que ainda emprestam suas energias criativas e ideias em prol da evolução da Justiça Eleitoral, especialmente, às atividades essenciais ao exercício da cidadania. É louvável a disposição dos que se prontificaram a pensar boas práticas e propostas de melhorias nas rotinas cartorárias, buscando com isso alavancar os serviços prestados pela Justiça Eleitoral. Portanto, desejo que este venha a ser um profícuo evento”, ressaltou o corregedor regional eleitoral, desembargador Pedro Sakamoto.

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

content_copyClassificado como