Profissionais são orientados em palestra sobre uso de constelações sistêmicas

access_time 7 anos atrás

Procuradores, servidores e convidados da Procuradoria Geral do Estado, participaram  da palestra “Como utilizar o atendimento individual nas soluções de conflitos judicializados”,   ministrada pelo juiz do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas e  facilitador em Constelação Familiar,  Yulli Roter Maia, na sede da instituição.
O evento ocorreu na tarde da última sexta-feira (22.09), no auditório da PGE, onde  os profissionais foram orientados   sobre uso das constelações sistêmicas no Poder Judiciário, sendo  uma  ferramenta cada vez eficiente na solução dos conflitos para os processos judiciais.
Na abertura, a corregedora-geral da PGE, Glaucia Amaral,  ao dar boas vindas ao palestrante e    aos participantes, comentou  sobre  o assunto principal, destacando a  oportunidade da   instituição  em promover   temas inéditos para melhorar  a  formação dos procuradores e servidores.
“É mais uma iniciativa  da Procuradoria Geral  do Estado, em  poder discutir temas novos como esse,  às práticas do  dia a dia do trabalho.  Tanto para os  procuradores quanto os servidores que desejam melhorar   e modificar o ambiente  de trabalho.  Pois    faz a  diferença, especialmente  para quem atua no Poder Judiciário e  nos ambientes da Fazenda Pública Estadual, para  tratar de conflitos”, disse a corregedora, que  representou  o procurador-geral Rogério Gallo no evento.
Depois disso, o  juiz iniciou a palestra,  apresentando  os  assuntos correlacionados ao tema principal, como o  histórico do direito sistêmicos, atendimento individual  na solução de conflitos,  referenciando  os formuladores do pensamento sistêmico como Karl  Ludwing Van Bertolanffy (Teria Geral  dos Sistemas)  e Nobert  Wierner (Cibernética).  Ele  também exemplificou  a questão “o que se faz  quanto o  posicionamento  das partes  na sala  de audiência,  colocação corporal, distribuição de objetos na mesa, colocado pelas partes, comunicação compassiva e regulação emocional  das partes e perguntas sistêmicas?”

Na ocasião, os participantes ouviram  vários exemplos de situações de conflitos judicializados de pessoas físicas e jurídicas,  que  foram narrados pelo palestrante.
“Esse é o trabalho das constelações sistêmicas  que a gente faz,  pois é  basicamente é isso, que eu utilizo, conforme  os princípios que foram repassados.   Como vocês podem fazer sem uma constelação formal, mas com coisas práticas  que a gente pode  usar,  com os  conceitos básicos do nosso  dia a dia”,   frisou o palestrante Yulli Maia,  após o término  da apresentação, ao  agradecer o convite da  Procuradoria Geral do Estado e felicitar  todos procuradores e servidores.
Sobre a palestra, os participantes opinaram.
“Foi excelente a palestra.   As pessoas  deveriam mais se preocupar  com a  questão  de se conhecer  e de entender  o próximo. A terapia conectiva comportamental,  por exemplo,    trata bem sobre as questões   de  desfuncionalidade dos relacionamentos. Já  sobre a constelação familiar, eu  tenho lido sobre ela.  Tem sido trabalhado muito bem dentro da psicologia e da administração. Acho que traz ganho  para a agente aplicar  no direito”, comentou  a servidora Emanuela Monteiro.
“Foi uma palestra interessante, pois demonstrou vários aspectos, que às vezes  são negligenciados   no dia a dia do procurador do Estado.  A importância  que se  tem no trato das relações humanas, tanto com os colegas de profissão quanto a parte  contrária  em  processos, dependendo do modo de se comportar  do procurador  é possível  agilizar    ou  celebrar um acordo  em busca da efetividade  da solução do problema”, disse o procurador do Estado, Mateus Molina, da Subprocuradoria de Defesa do Patrimônio Público e Ações
Estratégicas.
Estavam também entre os participantes  que assistiram  a palestra, a procuradora-geral  adjunta, Gabriela Novis Pereira Lima; o diretor-geral da PGE, Kleber Geraldino; a master coach trainer e faciltadora  em constelação familiar e organizacional, Simome Bernadino,  além de outros procuradores, servidores e convidados de  vários órgãos públicos estaduais.

content_copyClassificado como