Crea sedia 6ª reunião da Comissão Interdisciplinar

Foi realizada na quarta-feira (27), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, a 6ª reunião da Comissão Interdisciplinar que reúne além do CREA-MT, representantes do Corpo de Bombeiros, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho (AMAEST). A iniciativa de criação da comissão surgiu em situações de Fiscalizações Preventivas Integradas, da qual o Conselho faz parte.

Dando prosseguimento às discussões de normas e legislações, para que os mais diferentes eventos e tipos de edificações tenham maior segurança, foi posto em debate e avaliação duas pautas. Entrou em debate e votação a exigência de profissional responsável pela instalação de estrutura para prática de esportes radicais (tirolesa, muro de escalada, arborismo, rapel, entre outros) em eventos temporários (como shows e exposições). Foi definido que será exigido a apresentação de ART da estrutura e a declaração dos materiais utilizados na prática da atividade.

A outra pauta da reunião foi para que o Corpo de Bombeiros volte a cobrar o projeto de para-raios. Conforme a norma técnica NBR 5419, garante a diminuição dos efeitos nocivos dos raios, protege melhor pessoas e edificações e, que a equipe de vistoria faça a conferência in loco do sistema.

Para a engenheira civil e conselheira do CREA-MT, Rejane Mara Castiglioni A. Caravela, membro da comissão, o dia de trabalho foi objetivo e proveitoso. “Foi um encontro onde foram colocados assuntos e pontos bastante importantes tanto para os profissionais, quanto para a sociedade. Nos interessa sempre resguardar o bem-estar da população”, destacou a conselheira.

O Major BM Ednaldo Fernando Rodrigues, que conduziu os trabalhos nesta quarta-feira, juntamente com o coronel Manuel Vicente de Deus, que é presidente da Comissão, também apresentou solicitação de entidades que querem participar da Comissão.

“Nossas reuniões estão acontecendo desde fevereiro deste ano e são agendadas sempre para a última quarta-feira do mês, de modo a atender às necessidades que foram detectadas pelos entes envolvidos com as fiscalizações, por isso diante da solicitação ficou decidido fazer divulgação das reuniões e buscar uma maior interação com outras entidades para fortalecer ainda mais o trabalho que vem sendo realizado”, concluiu o major.

Fonte: Cleci Pavlack – Gecom/CREA-MT

Fonte: CREA-MT