CREA-MT participa de movimento por resgate da ética no Estado

access_time 7 anos atrás

O presidente do Conselho Regional de Engenheira e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Marcos Vinicius Santiago Silva participou nesta terça-feira (5), juntamente com representantes de mais de 40 entidades da sociedade civil organizada, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), de uma reunião para iniciar um movimento social contra os sucessivos atos de corrupção praticados no Estado.

O evento organizado pela OAB, foi uma oportunidade para que setores sociais como conselhos de classe, sindicatos, federações, organizações não-governamentais, associações de servidores e de membros das polícias Civil e Militar, além de representantes do Judiciário e do Ministério Público estaduais, se manifestassem sobre o que vem acontecendo na administração pública de MT.

“ A OAB está de parabéns em realizar este evento, temos que unir forças para que haja um desfecho dessa situação. O CREA fica a disposição para contribuir com esse movimento de resgate da ética e sugere que essa ação seja permanente”, disse o presidente do CREA-MT, Marcos Vinícius, que também reforçou a necessidade de melhorar e aumentar os órgãos de controle e fiscalização.

Para o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, as instituições da sociedade civil organizada não podem agir somente no clamor das ruas ou na pressão. “Todas as vezes que o Brasil precisou, as instituições sérias da República não se furtaram em ajudar. Em Mato Grosso não é diferente. É a hora das instituições assumirem seu papel e, de forma muito madura, conduzirem a sociedade para um desfecho dessa situação que, sem dúvida nenhuma, provocou um abalo torrencial nas estruturas de Mato Grosso”.

Durante as discussões foram propostos pilares a serem atingidos com as ações do movimento: uma reforma política estrutural – modificar o sistema que está posto, visto que apenas mudar as pessoas não vem sendo suficiente; cobrar uma gestão efetiva e eficaz dos órgãos de controle, tendo em vista que bilhões de Reais são desviados sem que nenhuma das estruturas criadas exclusivamente para esse fim, detectem a corrupção; cobrar explicações claras com relação aos fatos, bem como a punição dos culpados e adotar medidas imediatas para mudanças necessárias, além da mobilização de toda a sociedade.

No encerramento do encontro, ficou deliberada a manutenção destas reuniões de mobilização, cujo nome deverá ser escolhido na próxima semana. As entidades serão divididas em grupos de trabalho para traçar estratégias e elaborar medidas específicas, como ações de iniciativa popular, para mudanças legislativas. Também foi estabelecida a data de 26 de setembro para realização de um ato cívico, em local e horários ainda por definir, em nome da sociedade civil organizada de todo o Estado.

Fonte: Cleci Pavlack – Gecom/CREA/MT com assessoria da OAB-MT

Fonte: CREA-MT

content_copyClassificado como