CGU e CGE capacitam ouvidores do Estado para melhorar atendimento

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) e o Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) iniciaram na segunda-feira (21.08) capacitação voltada aos servidores públicos que atuam na Rede de Ouvidorias do Governo de Mato Grosso. O curso é focado em  gestão e prática em ouvidoria e práticas de atendimento e acesso à informação.

O secretário-controlador geral do Estado, Ciro Rodolpho Gonçalves, e o secretário-adjunto de Ouvidoria Geral e Inteligência da CGE-MT, Christian Pizzatto de Moura, fizeram a abertura da capacitação, que será realizada até sexta-feira (25.08), na Escola de Governo, em Cuiabá.

Quanto ao módulo gestão e prática em ouvidoria, serão abordadas questões como: a ouvidoria pública como mecanismo de controle interno, participação social e instrumento de gestão; métodos de trabalho e ferramentas gerenciais. Já em relação ao módulo sobre práticas de atendimento, estarão em pauta questões como: a relação entre o Estado e o cidadão em uma democracia; técnicas de abordagem e comunicação; solução pacífica de conflitos.

Uma das instrutoras do curso, Eliane Ishida, da CGU, destacou que o material teórico e o conjunto de ferramentas da capacitação são resultado de estudos desenvolvidos nos últimos anos pelo órgão de controle federal. Mas não se esgotam em si mesmos, já que a experiência de cada participante no exercício da atividade é importante para o aprimoramento de tais técnicas.

Por isso, segundo ela, é fundamental o intercâmbio de experiências durante a capacitação. “Tem servidores (no curso em andamento na Escola de Governo) que trabalham na Ouvidoria do Estado há mais de 10 anos, o que os faz ter riqueza de situações a serem compartilhadas. Isso porque a gente (CGU) traz os conceitos mas, às vezes, na prática, é preciso fazer as adaptações necessárias. Saber o que o outro colega fez numa situação específica enriquece o nosso conhecimento e o nosso trabalho”, comentou a instrutora.

Dessa forma, a expectativa dos participantes com a capacitação é aprender e contribuir para um atendimento de qualidade ao cidadão que procura a Ouvidoria do Poder Executivo Estadual. Um exemplo é a ouvidora da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Dirse Neves de Souza. “Como a demanda na Seduc é grande, estamos aqui para aprender e buscar um conhecimento diferenciado”, disse ela.

Outro exemplo é a ouvidora da Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon), Marluce Pereira de Souza, que espera não somente aprimorar o atendimento pontual ao cidadão que recorre à ouvidoria, mas também que as demandas na Ouvidoria sirvam cada vez mais como instrumento para melhoria da gestão em proteção e defesa do consumidor mato-grossense.

“Esperamos fazer ações conjuntas com outros órgãos, como agências reguladoras, Ministério Público, Delegacia do Consumidor,  Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem), Agência Nacional do Petróleo (ANP) para responder a algum dano coletivo ao consumidor. O atendimento em ouvidoria é um trabalho importante, necessário e de controle social”, destacou.

A realização do curso é consequência da participação da CGE-MT na Rede Nacional de Ouvidorias, formada por ouvidorias dos estados e de outros Poderes da esfera federal, sob a coordenação da CGU, por meio da Ouvidoria Geral da União (OGU).

Além de membros da Rede de Ouvidorias do Governo de Mato Grosso, participam também do curso servidores que atuam nas ouvidorias do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da Defensoria Pública do Estado, da Prefeitura de Tapurah e da Câmara Municipal de Tangará da Serra. Outra instrutora da capacitação é Vivian Souza, também da CGU.

Atuação em rede

A Ouvidoria do Estado de Mato Grosso está organizada em rede, ou seja, as ouvidorias de cada órgão e entidade estão interligadas pelo mesmo sistema eletrônico (denominado Fale Cidadão) para registro das manifestações da sociedade e seguem diretrizes comuns de atuação estabelecidas pela CGE

Está estruturada para receber críticas, sugestões ou denúncias acerca de qualquer área de competência do Poder Executivo Estadual pelos mesmos canais de contato. São eles: discagem gratuita pelo 0800-647-1520, ligação local pelo número 162 e registro pelo endereço www.ouvidoria.mt.gov.br/falecidadao (redirecionamento está disponível em todos os sites dos órgãos). Os ouvidorias setoriais também realizam atendimento presencial, postal e via e-mail (específico e divulgado nos sites de cada pasta).