TCE-BA irá integrar Teia de Sustentabilidade do Poder Judiciário da Bahia

A convite da desembargadora Maria Adna Aguiar Nascimento, presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) vai integrar, na condição de parceiro, a Teia de Sustentabilidade do Poder Judiciário da Bahia, que será criada formalmente nesta quarta-feira (26 de julho), com a assinatura do Protocolo de Cooperação Técnica do Comitê Interinstitucional de Gestão Socioambiental. O presidente do TCE/BA, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, em visita de cortesia à desembargadora Maria Adna, na manhã desta segunda-feira (24.07), confirmou a participação da Corte de Contas e elogiou a iniciativa do TRT, salientando a importância cada vez maior de ações que visem à preservação do meio ambiente e dos recursos renováveis do planeta.

No encontro, a desembargadora ressaltou que a questão da sustentabilidade é um dos valores que todos nós precisamos incorporar às práticas diárias, daí a necessidade de uma ação capaz de envolver diversas instituições, “pois, atuando em conjunto, poderemos implementar medidas que sejam mais eficazes e amplas e reduzir custos neste processo, aproveitando a sinergia entre os órgãos”. O presidente Inaldo Araújo observou ser um orgulho para o TCE/BA integrar este esforço e salientou que cuidar do meio ambiente é fundamental “não apenas para a nossa vida, mas para a própria sobrevivência do planeta Terra, cada vez mais ameaçado pela poluição e pela deterioração dos seus recursos naturais”.

PALESTRAS E CURSO

Para marcar a institucionalização da Teia de Sustentabilidade do Poder Judiciário da Bahia, que reunirá ainda os Tribunais Regionais Eleitoral e Federal e o Tribunal de Justiça da Bahia, além da assinatura do Protocolo de Cooperação Técnica, será realizado, na quarta-feira, a partir das 13h, o 1º Encontro de Sustentabilidade do Poder Judiciário da Bahia, e, na quinta e sexta-feira (27 e 28.07), será ministrado o curso Gestão Consciente, Administração Pública Eficiente. Todos os eventos acontecerão no auditório do Pleno do TRT, no bairro de Nazaré.

As palestras serão: “A visão do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre sustentabilidade e contratações sustentáveis na administração pública (proferida por Frederico Júlio Goepfert Júnior, auditor federal de controle externo e atual secretário de Controle Externo de Aquisições Logísticas do TCU); “Consumo consciente e plano de logística sustentável” (proferida por Ketlin Feitosa Albuquerque Lima Scartezini, assessora chefe de Gestão Socioambiental do Superior Tribunal de Justiça – STJ); e “Complexo sede do TRT – uma construção sustentável (a cargo de Átila Queiroz, engenheiro civil e diretor da Coordenadoria de Projetos Especiais do TRT5-BA).

O curso terá uma carga horária de 16 horas, com aulas e palestras. No dia 27, haverá uma palestra de sensibilização para os participantes sobre os eixos temáticos da AP3 e atividades de tutoria para gestores com estudos dirigidos para a Comissão de Gestão Socioambiental. No dia 28, haverá nova palestra de sensibilização sobre o Plano de Logística Sustentável e uma oficina de capacitação.