IRB promove oficina em congresso de jornalistas

access_time 7 anos atrás

A fiscalização dos orçamentos públicos em educação foi o tema de uma oficina produzida pelo vice-presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e conselheiro do Tribunal de Costas do Estado (TCE-RS), Cezar Miola, no Congresso Internacional de Jornalistas de Educação (Jeduca), em São Paulo. O encontro, que reuniu 400 jornalistas, pesquisadores e representantes de entidades, faz parte do 12º Seminário de Jornalismo Investigativo da Abraji, considerado o mais significativo na área no país. A oficina também teve a participação dos auditores dos Tribunais de Contas do Estado, Paulo Panassol, e da União, André Geraldo, que detalharam a composição dos orçamentos em educação, entre outros temas.

De acordo com o conselheiro, a oportunidade gerou um espaço de diálogo e de exposição do trabalho realizado pelos órgãos de controle externo na área. “Os jornalistas são atores importantes na mediação entre as instituições e a população, estimulando a participação da sociedade e induzindo os gestores à adoção de boas práticas nas políticas públicas”, disse.

Na capacitação, Cezar Miola destacou as iniciativas desenvolvidas pelos Tribunais de Contas e também as ações do Grupo de Trabalho Atricon-IRB que objetivam subsidiar o acompanhamento da execução dos planos de educação em todo o país. “A maioria dos municípios está na fase de discussão dos planos plurianuais. É neste momento que os gestores devem prever recursos para a implementação dos planos de educação”, defendeu o conselheiro.

A oficina foi mediada pelo jornalista do O Estado de São Paulo, Fernando Toledo. Em breve, deve ser disponibilizado pela Jeduca um tutorial apresentando as informações apresentadas no site www.jeduca.com.br.

content_copyClassificado como