TCM-CE: Consultas técnicas atendidas crescem 50%

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) respondeu nos cinco primeiros meses deste ano a 1.843 consultas técnicas feitas por agentes de Prefeituras e Câmaras Municipais, o que representa 70% das demandas atendidas nos doze meses de 2016. Em comparação ao mesmo período do ano passado, a procura pelos serviços de orientação cresceu em torno de 50%.

Para o presidente do TCM, conselheiro Domingos Filho, “pelo fato de 2017 ser o primeiro ano de novos mandatos de prefeitos, com a entrada de novos gestores, há uma maior procura por informações. Mas, não podemos deixar de reconhecer que tais números também refletem o esforço realizado pela equipe responsável e a importância do setor de assistência técnica, já que a atividade de orientação está atrelada à origem do TCM, criado há mais de 60 anos”.

Do ano de 2016 para cá a Coordenadoria de Assistência Técnica do órgão (Cotem) vem desenvolvendo uma série de atividades, como publicação de material, a exemplo da cartilha “TCM responde – As 120 questões de maior interesse”; desenvolvimento de mais um canal de atendimento, o chat online; realização de eventos, como o Seminário de Orientação Técnica, em fevereiro último; e a presença nos encontros do programa Capacidades, com central de atendimento móvel em que técnicos do Tribunal fornecem informações e esclarecimentos sobre assuntos relacionados a administração pública.

A assistência técnica prestada pelo TCM é gratuita e pode ser feita por telefone, e-mail, chat online ou por escrito. O contato deve ser feito pelos telefones (85) 3218-1293, 3218-1490, 3218-1377 e 3218-1034; pela Consulta Técnica Online (www.tcm.ce.gov.br); e pelo e-mail ouvidoria@tcm.ce.gov.br.