TCE-MT é reconhecido como parceiro dos municípios no Gestão Eficaz

Fotos: Ademir Junior | Prefeitura Municipal de Sinop Presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Antonio Joaquim discursou na abertura do Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz O ciclo de capacitações que o Tribunal de Contas de Mato Grosso realiza em Sinop continuou nesta quinta e sexta-feira (22 e 23 de junho) com a realização do Programa Gestão Eficaz, voltado para os agentes da administração pública (prefeitos, vice-prefeitos, controladores internos, pregoeiros, entre outros). O programa busca preencher uma lacuna na formação dos servidores, já que se propõe a esclarecer as dúvidas mais frequentes que chegam à Consultoria Técnica do órgão de controle externo, como contratação de pessoal e licitações. Prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, ressaltou a importância do Gestão Eficaz O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Antonio Joaquim, classificou o programa como indispensável neste momento de modernização do Tribunal de Contas, que considera mais importante a missão de orientar do que a de fiscalizar. "Nós temos consciência da nossa importância como órgão de orientação e precisamos sair da nossa zona de conforto", destacou. Antonio Joaquim lembrou que o programa completou 10 anos de existência e que o resultado do trabalho pode ser observado na melhoria da qualidade da gestão. "As instituições só devem existir se forem úteis ao cidadão", destacou. A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, ressaltou a importância de levar o Gestão Eficaz aos municípios no primeiro ano de governo dos prefeitos, principalmente para aqueles que, como ela, estão no primeiro mandato. A prefeita pontuou que o programa chega em um momento importante, de crise econômica, em que os gestores precisam fazer mais com menos, e usar a criatividade, com responsabilidade, para alcançar o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Programação Na manhã desta quinta-feira (22), o secretário-chefe da Consultoria Técnica do TCE-MT, Edicarlos Lima Silva, discorreu sobre regime jurídico de trabalho dos serviços públicos (concurso público, contratações etc). Já o auditor externo Guilherme de Almeida falou à tarde sobre conceito e aspectos polêmicos de licitações públicas. Hoje, o auditor Gabriel Liberato Lopes tratará de Gestão de Frotas e Gestão de Programas de Alimentação Escolar.