Vereadores enfrentam estradas ruins e chuva para receber capacitação do TCE-MT

Vereadores da região Noroeste do Estado enfrentaram centenas de quilômetros de estradas ruins debaixo de chuva para participar da capacitação ofertada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso, no município polo de Juína. Nesta quarta-feira (05.04), por meio do Programa Democracia Ativa, os legisladores conheceram um pouco mais sobre as leis que tratam dos direitos das crianças e dos adolescentes, aprenderam sobre orçamento público, se informaram sobre o trabalho da Ouvidoria do TCE-MT e receberam orientações sobre direitos e deveres dos vereadores e sobre gestão das câmaras municipais. O vereador de Juara (distante 198 km de Juína), Salvador Pizzolio, questionou o conselheiro substituto Ronaldo Ribeiro, que falou sobre orçamento público, sobre reposição salarial e Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O vereador antecipou um dilema que deve viver em breve: apoiar a mobilização dos servidores públicos municipais pelo pagamento da reposição da inflação sem prejudicar a saúde financeira do município. "O conselheiro disse que a primeira medida para não descumprir a LRF é reduzir o número de comissionados e eu acho que é esse o caminho que devemos discutir com a administração municipal"Salvador PizzolioVereador de Juara Pizzolio explicou que a presença do Tribunal de Contas é muito importante para os vereadores esclarecerem dúvidas que eles enfrentam durante a legislatura. Elogiou ainda a iniciativa do TCE de deslocar equipes técnicas para o interior do Estado, argumentando que não é sempre que os legisladores podem ir até a Capital. "O conselheiro disse que a primeira medida para não descumprir a LRF é reduzir o número de comissionados e eu acho que é esse o caminho que devemos discutir com a administração municipal", observou. No primeiro mandato como vereadora, a servidora pública estadual de Novo Horizonte do Norte (220 km de Juína), Maria Aparecida de Oliveira Gorges, não perdeu a oportunidade de participar da capacitação. Ela e mais seis colegas do Legislativo saíram de madrugada do município para aproveitar todas as palestras. Apesar de conhecer a administração pública, Maria Aparecida acredita que a atuação como porta voz do cidadão exige preparo contínuo e sempre mais conhecimento.