Dia do Auditor de Controle Externo tem celebração no TCE da Paraíba

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro André Carlo Torres Pontes, enalteceu, na manhã desta quinta-feira (27), “o poder de que dispõe a Auditoria para a transformação da vida das pessoas”.

Convidado pelo presidente da Associação dos Auditores de Contas Públicas, Paulo Germano da Costa Alves Filho, a participar das comemorações pelo 27 de abril, consagrado à classe, ele falou do quanto o TCE reconhece, sublinha e valoriza o papel e a missão desses profissionais.

Fez ver que dessas ações resultam não apenas o controle dos gastos públicos, mas, ainda, os investimentos corretos em setores de vital importância, a exemplo da educação e da saúde. E comentou: “Não podemos retroceder num instante em que a sociedade exige de todos nós respostas cada vez mais sérias e rápidas”.

A celebração ao Dia do Auditor do Controle Externo ainda reuniu, no Auditório Celso Furtado, do Centro Cultural Ariano Suassuna, pertencente ao TCE, o conselheiro Marcos Costa, a procuradora geral junto à Corte Sheyla Barreto Braga de Queiroz, o presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo Francisco José Gominho Rosa, o promotor de Justiça Otávio Celso Gondim Paulo Neto e o deputado estadual Raniery Paulino.

A representante do Ministério Público de Contas Sheyla Barreto comparou os achados de auditoria, em meio à profusão cotidiana de dados técnicos e contábeis, aos bons frutos de um garimpo. Observou que as pepitas de ouro encontradas pelos auditores compõem o tesouro da sociedade. Ela encerrou o pronunciamento com votos de “vida longa aos auditores de controle externo do Brasil”.

Francisco Gominho pregou a interação das instituições que integram o sistema nacional de controle externo e pediu que eventos, como o desta quinta-feira, sirvam para conscientizar a todos acerca do protagonismo da classe na luta pela moralização da vida e dos atos públicos. “A oportunidade bate à porta e o País, mais do que nunca, está à espera de que algo de bom aconteça”.

Autor do projeto de lei 1.333/17, que inclui no calendário estadual o Dia do Auditor de Controle externo, o deputado Raniery Paulino expressou seu respeito, e o de seus pares, à classe dos auditores.

“Sinto-me um ser humano maior e melhor depois de ouvir tudo aquilo que hoje aqui se falou”, disse. Em seguida, ofereceu os espaços da Assembleia Legislativa “a encontros como este que, além da confraternização, sirvam à reflexão e à aproximação com a sociedade”.

“Vocês mal percebem o quanto são importantes. O Ministério Público sente-se, em relação a vocês, um eterno devedor”, afirmou, por sua vez, o promotor Otávio Celso. Ele, que também coordena o Grupo de Atuação Especial Contra o crime Organizado (Gaeco), falou do “HackFest”, evento de combate à corrupção.

A celebração ao Dia do Auditor de Controle Externo foi encerrada por Paulo Germano com agradecimentos aos participantes e homenagem aos colegas Jader Jefferson, Yara Mariz e Hugo Peregrino, escolhidos para representar todo o corpo da Auditoria, em razão do esmero profissional e do tempo dedicado à função pública.