Começa a ser formatado convênio TCE-GO/IFG

access_time 7 anos atrás

Termo de cooperação pode contribuir para uso de equipamentos na fiscalização.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, conselheiro Kennedy Trindade, reuniu-se com o coordenador do curso de Engenharia Cartográfica e Agrimensura do Instituto Federal de Goiás (IFG), Domingos Sávio, para discutir termo de cooperação técnica entre as duas instituições. A ideia é que o Tribunal possa usar equipamentos, laboratórios e recursos humanos na rotina de fiscalização.

A expectativa é de que a troca de experiências e conhecimento seja benéfica para todos. Um dos equipamentos que poderá ser utilizado pelo TCE é um Vant – espécie de veículo não tripulado que permite a obtenção de imagens aéreas com grande qualidade.

Durante o encontro, ficou ajustada a criação de comissão para discutir a formatação do termo de cooperação técnica. Embora a conversa tenha sido com professores da área de geomática, a expectativa é que também sejam envolvidos professores, alunos, laboratórios e equipamentos de outras áreas como construção civil.

O presidente do TCE-GO pediu para sua equipe avaliar a possibilidade de o convênio incluir também estágio para estudantes dos cursos do IFG no Tribunal. O professor Leonardo Souza avaliou a possibilidade como extremamente positiva. “Hoje, por conta da crise econômica, esses alunos não estão encontrando oportunidades para estágio e estão ficando desmotivados”, relatou.

Kennedy Trindade destacou que, confirmando-se o convênio, o reforço virá em excelente momento. “O Estado de Goiás se prepara para retomar um grande volume de obras. E é muito importante que o Tribunal esteja atento e bem preparado para realizar o seu trabalho”, explicou. O conselheiro disse ainda que a corte de contas têm trabalho para se modernizar, investindo em formação, em aquisição de modernos equipamentos e softwares e também na ampliação de convênios. “Já celebramos um importante acordo de Cooperação Técnica com o Crea-GO”, explicou.

Egresso da instituição – Kennedy, que tem graduação na área de Engenharia, estudou Agrimensura na antiga Escola Técnica Federal nos anos 80 – o conselheiro fez questão de visitar laboratórios e falar com alguns estudantes. Os professores explicaram que atualmente o IFG oferece principalmente bacharelado, mas que está prestes a voltar a oferecer o curso técnico de Agrimensura.

Também participaram da reunião, representando o TCE, a gerente de Fiscalização Ana Paula de Araújo Rocha, representando a secretária de Controle Externo, Adriana Moraes; o gerente de Controle de Obras e Serviços de Engenharia, Gilney Vaz; o diretor jurídico, Gilnei Ribeiro; e os Daniel Brandão e Tule César Barcelos Maia, além dos professores da área de Geomática do IFG, Leonardo, Marcelo Rodrigues Souza e Domingos Sávio.

content_copyClassificado como