TCE orienta secretários municipais de educação sobre gestão eficaz e transparente

Presidente do TCE, profere palestra para gestores escolares, assessores e servidores Os princípios e desafios para uma gestão eficaz e transparente na educação foram apresentados pelo presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Antonio Joaquim, em palestra realizada nesta sexta-feira, 10, durante o 1º Encontro de Gestores Municipais da Educação. O evento foi promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime – MT), no auditório da Escola Superior de Contas, em Cuiabá. Segundo o conselheiro, os gestores modernos devem, necessariamente, sair da zona de conforto, devem ter compromisso com a inovação, investir no planejamento, no monitoramento, e buscar resultados concretos. "Uma instituição pública que não gera resultados positivos, que não gera qualidade nos seus serviços e não cumpre com eficiência as suas funções, não faz nenhum sentido, nem deveria existir. Com a educação não é diferente", argumentou o presidente do TCE-MT. Antonio Joaquim falou sobre os desafios da gestão pública no Brasil Ainda conforme Antonio Joaquim, a gestão pública brasileira enfrenta problemas de ineficiência porque, normalmente, os gestores não estão efetivamente preparados para as funções assumidas e porque as instituições não têm foco, são 'solapadas' pelo desperdício e pela corrupção. "Hoje, no Brasil, o desperdício de recursos é o pior câncer da administração pública. É pior até do que a corrupção, no sentido de que o desperdício não é criminalizado e se dá por meio de obras sem qualidade, abandonadas ou superfaturadas, e por meio de políticas públicas executadas sem planejamento e sem nenhum critério de controle", salientou. Hoje, no Brasil, o desperdício de recursos é o pior câncer da administração pública. É pior até do que a corrupção, no sentido de que o desperdício não é criminalizado e se dá por meio de obras sem qualidade, abandonadas ou superfaturadas, e por meio de políticas públicas executadas sem planejamento e sem nenhum critério de controle"