Secretário do TCU apresenta projeto de combate à corrupção na Rede de Controle

Secretário do TCU apresenta projeto de combate à corrupção na Rede de Controle

access_time 6 anos atrás

O Secretário de Controle Externo, de Mato Grosso do Sul, do Tribunal de Contas da União Tiago Modesto apresentou, nesta quarta-feira (04.07), aos membros da Rede de Controle, o projeto “Poder de compra e poder de regulação, uma estratégia para combate à fraude e à corrupção”.

O projeto consiste primeiramente no trabalho de conhecimento do valor que pode estar em risco, ou seja, tudo aquilo que o gestor tem o poder de gastar. De acordo com Tiago, um ranking está sendo realizado para saber quem tem maior poder de compra e de decisão no estado, bem como quais são os órgãos que hoje emitem pareceres, alvarás e que podem impactar no início ou continuidade de negócios e empreendimentos.

Com essas informações, explica o secretário, o Controle Externo poderá identificar ou mesmo evitar problemas causados pelo mau uso dos recursos públicos. “O objetivo final é saber se as instituições do estado estão agindo corretamente quanto às boas práticas de combate à fraude e à corrupção de maneira proporcional ao seu poder de compra ou ao seu poder de regulação”, explicou.

Durante o encontro, realizado na nova sede do Tribunal de Contas da União – TCU, em Cuiabá, o secretário falou ainda sobre os impactos positivos do projeto previstos em Mato Grosso do Sul. “Com o projeto, os órgãos de controle começam a conhecer os controlados. A partir do momento em que conhecemos, podemos fazer sugestões, tomar atitudes para prevenir, combater e realmente dar fim às ações, punir os corruptos. Somente isso já vai liberar boa parte do orçamento que hoje é desviado, melhorando, assim, a qualidade de serviço para a população”, disse Tiago.

Ele frisou ainda que o trabalho desenvolvido está sendo construído para que todos possam reproduzir em seus estados.

Tiago Modesto tem experiência na área financeira e governamental, atua nas áreas de compliance e operacional. Já ministrou treinamentos para supervisores e coordenadores de auditoria, relacionamento com o auditado e comportamento profissional do auditor, auditoria operacional, auditoria de conformidade, riscos.

 

content_copyClassificado como