Rede de Controle se reúne no Tribunal Regional Eleitoral

A Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso realizou, na tarde desta quarta-feira (01.08), reunião ordinária na sede do Tribunal Regional Eleitoral em Mato Grosso (TRE-MT). Na oportunidade, foram discutidas as estratégias e ações integradas entre o GT Eleitoral e os outros grupos para as eleições deste ano.

Durante o encontro, representantes de órgãos fiscalizadores receberam informações e puderam propor iniciativas para combater fraudes eleitorais como compra de voto, gastos ilegais e outras ações de corrupção. “As proposições feitas à Rede, bem como a troca de know-how entre as instituições membro, contribuíram sensivelmente para o avanço na fiscalização e controle. As ferramentas utilizadas e apresentadas, hoje, pelo TRE/MT serão implementadas no âmbito da Rede de Controle, em especial ao GT Eleitoral, com o intuito de garantirmos maior transparência e lisura do pleito 2018, bem como nos auxiliará no fomento ao controle social”, disse o Procurador-geral Substituto do MPC-MT Alisson Carvalho de Alencar, membro da coordenação executiva da Rede.

O Procurador-chefe da Advocacia Geral da União em Mato Grosso, Alexandre Murata, explicou que as ações de inteligência, muitas vezes não divulgadas à sociedade, evidentemente, pelo sigilo necessário, fazem frente ao crime organizado. “Estamos modernizando nossas ações, trabalhando informações em conjunto e atuando com sinergia. Cada instituição tem recursos e estruturas variadas e justamente essas diferenças são nossas principais armas contra a corrupção”, ressaltou.

O TRE-MT apresentou, durante a reunião, um projeto de estímulo ao Controle Social realizados em escolas e cidades de Mato Grosso. A Audiência Pública da Cidadania já realizou cinco eventos e outros programados. São encontros envolvendo a população e representantes do Tribunal Regional Eleitoral no sentido de conscientizar a sociedade sobre a importância do voto consciente e das ações de cidadania. Na oportunidade, foi apresentado ainda o programa de TV “Cidadania em Debate”. Produzido pela equipe do TRE-MT, o programa veiculado na TV Assembleia e SBT Cuiabá tem o objetivo de discutir o combate à corrupção e o controle social com a sociedade.

Ao final da reunião, o presidente do TCE-MT, conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, entregou ao presidente do TRE-MT, desembargador Márcio Vidal, uma lista contendo os nomes de 363 gestores com contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso em 549 processos.