Rede de Controle faz convite para UFMT ser membro colaborador

Rede de Controle faz convite para UFMT ser membro colaborador

access_time 7 anos atrás

A Universidade Federal de Mato Grosso foi convidada para fazer parte oficialmente da Rede de Controle da Gestão Pública. A reunião entre os coordenadores executivos da Rede e a reitora foi realizada na UFMT, na tarde de terça-feira (29.08).

Para o coordenador executivo da Rede de Controle em Mato Grosso, conselheiro substituto do TCE-MT Moisés Maciel, receber a academia, com todo o acervo, professores e alunos representa um reforço para o grupo. “A adesão da UFMT como colaboradora vem trazer a academia que tem a sabedoria para um centro prático, que executa o controle da gestão pública”.

O Secretário do TCU Alexandre Cavalcanti explicou que a parceria entre a Rede de Controle e a Universidade Federal existe informalmente desde 2013 e agora, com a formalização, haverá a possibilidade de promover avanços em projetos relacionados à gestão pública. “Com a parceria, a Universidade pode discutir seus interesses e os da sociedade junto com vários outros órgãos. Pensando juntos, a gente pode prever determinados problemas e obter soluções. A Rede também ganha, pois a UFMT vem como um parceiro de peso, com quadros acadêmicos importantes e com a estrutura que ela tem”, ressaltou.

Rede de Controle (13)

A reitora da UFMT, Myrian Serra, ressaltou que realizar uma gestão compartilhada é fundamental e a Universidade pode contribuir muito para o avanço da Rede de Controle. “Nós temos, na Universidade, um quadro de professores e técnicos altamente qualificados. Conforme essa parceria com a Rede de Controle for ocorrendo, nós poderemos envolver vários projetos, programas e auxiliar o desenvolvimento da gestão pública, em favor da sociedade.”

A formalização da adesão da Universidade Federal de Mato Grosso ocorrerá na próxima reunião ordinária da Rede de Controle, dia 6 de setembro, na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Na oportunidade, será oficializada a adesão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) como membro, e da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP) e Associação dos Auditores Públicos Externos do TCE-MT (Audipe) como colaboradores da Rede de Controle.

O Procurador-Geral Substituto do MPC-MT, Alisson Carvalho de Alencar, explicou que o trabalho conjunto, uma das características da Rede de Controle, tem auxiliado bastante os órgãos de controle que são membros do grupo. “Trazer instituições que não são de controle como colaboradoras é uma iniciativa estratégica. Fortalece a Rede e, consequentemente, a atuação de fiscalização e combate à corrupção. A melhoria da gestão pública requer essa união, estamos no caminho para promover uma gestão pública de qualidade, aquela que a sociedade tanto almeja e merece”, explicou.

 

Rede de Controle (30)Rede de Controle (22)Rede de Controle (21)

 

 

 

 

 

 

 

 

Rede em Mato Grosso

07 06 Reunião Controle de Rede (45)A Rede de Controle da Gestão Pública em Mato Grosso é um grupo composto por 17 instituições e tem o objetivo de desenvolver ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao compartilhamento de informações, ao intercâmbio de experiências e à capacitação de agentes públicos e estudantes.

Os integrantes da rede são divididos em 5 grupos de trabalho: GT Transparência, GT Controle Interno, GT Inteligência, GT Controle Social e GT Comunicação e Eventos. O Ministério Público de Contas está inserido em três desses grupos (Transparência, Inteligência e Controle Interno).

A rede foi formada em Mato Grosso no ano de 2010. Atualmente a coordenação executiva da rede está à cargo do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público de Contas e Tribunal de Contas da União. A cada mês, a reunião é realizada em uma das instituições membros da rede.

content_copyClassificado como