Presidente do Crea-MT participa de treinamento promovido pelo Confea

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso(Crea-MT), engenheiro agrônomo João Pedro Valente, participou nessa segunda-feira (22) na sede do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) em Brasília, do evento de treinamento voltado para os presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia. O encontro teve continuidade nesta terça-feira, dia 23 de janeiro, e apresentou detalhadamente o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea (Prodesu).

Os participantes assistiram à palestra do advogado e funcionário do Confea, João Lima, sobre a natureza jurídica do Sistema Confea/Crea e das responsabilidades do agente público. Para introduzir o tema, Lima mencionou as divergências de entendimento quanto a alguns pontos, como o regime de contratação dos funcionários.

O palestrante ilustrou, a partir da etimologia da palavra “autarquia”, que, originária do grego antigo significa autogoverno. “Por outro lado, exercemos atividades que não podem ser delegadas a particulares, como a fiscalização”. Nesse sentido, os Creas devem estar atentos para os princípios da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Esta foi a primeira edição do evento voltada exclusivamente para os gestores presidentes dos Creas, pois em edições anteriores, o treinamento era aplicado somente para funcionários e técnicos dos conselhos regionais.

Confira aqui a programação do evento.

• *Equipe de Comunicação do Crea-MT, com informações e fotos do Confea

Fonte: CREA-MT