Preparatório do Fórum Mundial das Águas chega à Cuiabá

access_time 7 anos atrás


Entre os dias 02 e 04 de outubro, acontece em Cuiabá o 5° Preparatório para o Fórum Mundial das Águas. O evento é uma realização do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Idealizado para estabelecer compromissos políticos ligados aos recursos hídricos, o Fórum Mundial das Águas ocorre a cada 3 anos e, em 2018, Brasília sediará sua oitava edição. Diante da importância do evento, o Confea tomou a iniciativa de realizar em cada região do país preparativos para contribuir com os debates, levando profissionais do Sistema Confea/ CREA´s e Mútua, especialistas e estudantes a discutir e trocar experiências voltadas a problemática sobre a crise hídrica.

O evento em Cuiabá acontece no Hotel Deville Prime e será o quinto promovido pelo Confea. As cidades de Campinas (SP), Manaus (AM), Colatina (ES) e Camboriú (SC) já sediaram o encontro.

A programação do evento em Cuiabá terá início na noite da segunda-feira (02), com a abertura oficial ás 19h. Já na terça-feira (03) das 9h às 9h50, haverá a palestra “Água: A Próxima Guerra”, com o eng. Químico Celso Luiz Quaglia Giampá, da Valeconsult Empresarial. Das 10h às 10h50 ocorre a segunda palestra: “Utilização de água de chuva na área rural de Mato Grosso” com a eng. Sanitarista e Ambiental PhD Margarida Marchetto, da Faculdade de Arquitetura, Tecnologia e Engenharia a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Já das 11h às 11h50 é a vez de “Sistemas de Drenagem Urbana – desafios para a sua correta implantação e manejo sustentável” com o Prof. Ricardo de Aragão, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Após o intervalo de almoço, das 14h às 14h50 será proferida a palestra “Variações climáticas e o gerenciamento de recursos hídricos no Brasil”, com o Prof. Dr. Antônio Carlos Zuffo, da Universidade de Campinas – Unicamp. De 15h10 às 16h entra em cena o Prof. Dr. Augusto José Pereira Filho com a palestra “Tempo e Clima – impactos em água e energia”, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo – IAG-USP.

Após o coffee break, das 17h às 18h é a vez de Márcio Adalberto Andrade, assessor da presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf, com a última palestra deste dia: “A crise hídrica na bacia hidrográfica do rio São Francisco.

Na quarta-feira (04), a palestra começa às 9h, “Elaboração e execução dos planos municipais de saneamento básico em Mato Grosso: desafios e perspectivas”, com a eng. Sanitarista Profª. PhD. Eliana Beatriz Nunes Rondon Lima, da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Após o tempo de perguntas, acontece a última palestra do evento, marcada para as 10h30: “8º Fórum Mundial da Água, com Horácio Figueiredo Júnior, da Agência Nacional das Águas (ANA). O evento tem previsão de encerramento às 12h.

O Preparatório em Cuiabá é aberto à profissionais, pesquisadores e estudantes envolvidos com a temática. Os interessados devem acessar o link do evento do Confea, para realizarem sua inscrição:  http://mundialagua.confea.org.br/. Cada inscrito deve entregar 2kg de alimento não perecível na chegada ao evento.

Luciana Oliveira Pereira – Gecom/ CREA-MT

content_copyClassificado como