PF investiga desvio de recursos na Secretaria de Obras do Rio

Rio de Janeiro/RJ – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (23/1) a Operação Mãos à Obra, com o objetivo apurar a existência de esquemas de recebimento de vantagens indevidas e desvio de recursos públicos em obras contratadas pela Secretaria de Obras do Município do Rio de Janeiro (SMO). Foram identificadas também remessas ilegais de recursos ao exterior. A operação é realizada em conjunto com o Ministério Público Federal e é um desdobramento da Operação Rio 40 Graus.

Aproximadamente 80 policiais federais cumprem, no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília; 6 mandados de prisão preventiva, 3 mandados de prisão temporária e 18 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal/RJ.

As investigações indicam a participação de dois ex-secretários municipais e um ex-subsecretário municipal em esquemas que envolviam recebimento de propina e desvio de recursos de grandes obras executadas pela SMO na capital fluminense. Outros servidores municipais, fiscais de contrato e um doleiro também são investigados por participação na atividade criminosa.

Será concedida entrevista coletiva, às 10:30, na sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro (Av. Rodrigues Alves nº 01- Saúde).