PF desarticula esquema criminoso de fraudes em benefícios previdenciários

Campinas/SP – A força-tarefa composta pela Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Secretaria de Previdência deflagraram, na manhã desta terça-feira (29), a Operação Emprego Inseguro. Estão sendo cumpridos dez mandados, sendo sete mandados de condução coercitiva e três mandados de busca e apreensão em Campinas.

A ação tem como foco desarticular uma associação criminosa especializada em transmitir informações ideologicamente falsas de vínculos empregatícios feita por meio de GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência) enviados via SEFIP (Sistema Empresa Recolhimento do FGTS e informações à Previdência Social), com posterior requerimento de benefícios previdenciários.

Durante dois anos de investigações, foi apurado que desde 2012, a associação criminosa fraudou diversos benefícios de prestação continuada e seguro desemprego utilizando documentos fraudulentos com a prática de estelionato contra a Previdência Social e Ministério do Trabalho e Emprego, associação criminosa, falsificação de documento e uso de documento falso.

Os investigados responderão na medida de suas participações, pelos crimes de   estelionato, com penas de um a cinco anos e por associação criminosa, falsificação de documento e uso de documento falso com penas de um a três anos.

A investigação recebeu o nome de Emprego Inseguro em referência ao vínculo falso de emprego dos beneficiários.

Comunicação Social Polícia Federal em Campinas/SP

cs.cas.sp@dpf.gov.br | www.pf.gov.br