Mudanças no APLIC em 2019 são apresentadas aos fiscalizados

access_time 4 semanas atrás

O Tribunal de Contas de Mato Grosso recebeu, nesta segunda-feira (12.11), servidores de prefeituras, contadores, controladores internos e funcionários de empresas de assessoria para uma reunião técnica sobre o novo leiaute do sistema oficial de prestação de contas do TCE, conhecido como Sistema Aplic para 2019.

A reunião foi aberta pela secretária de Gerenciamento de Sistemas Técnicos do Controle Externo, Lisandra Hardy Barros, e conduzida por técnicos da Sedecex do TCE-MT. Além das mudanças no APLIC que serão implementadas já a partir de janeiro do ano que vem, foi apresentada a nova Central do APLIC para atendimento aos fiscalizados e o projeto de Modernização do sistema de prestação de contas que será implantado em 2019.
Secretário-geral de Controle Externo do TCE-MT, Volmar Bucco Junior

As alterações no leiaute do APLIC apresentadas na reunião são consideradas pequenas, na maioria delas, segundo explicou Lisandra, são exigências recentes da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Uma delas diz respeito à natureza das Receitas utilizadas, que a partir de 2019 devem ser contabilizadas separadamente quando se tratarem de multas e juros. Durante a reunião, os participante puderam apresentar suas dúvidas sobre as mudanças da nova codificação de receita, despesa, contabilidade, licitação, concurso público, pessoal, prestação de contas, bens móveis e imóveis, entre outras.

Também tiveram respondidas demandas sobre datas e prazos para a realização das cargas obrigatórias do Sistema Aplic dentro dos novos parâmetros estabelecidos.

Segundo Volmar Bucco, as alterações e atualizações do Aplic ocorrem sempre no último trimestre do ano, exatamente para evitar conflitos e defasagem de conhecimento operacional por parte dos fiscalizados. “Avisamos sempre com bastante antecedência as mudanças que serão feitas no APLIC e aproveitamos as sugestões que são feitas para facilitar o entendimento. Bucco disse que a reunião também teve o objetivo que apresentar o Projeto de Modernização do APLIC ” que irá otimizar muito a prestação de contas tanto para os fiscalizados como para o TCE”, disse.

content_copyClassificado como