MPF recebe prêmio internacional por trabalho no combate à corrupção

access_time 6 anos atrás

O trabalho do Ministério Público Federal (MPF) no combate à corrupção foi premiado no GIR Awards 2017 na categoria Enforcement Agency or Prosecutor. A premiação é realizada anualmente pela Global Investigations Review (GIR), uma agência internacional de notícias jurídicas relacionadas a grandes investigações.

Neste ano, o prêmio foi concedido ao MPF pelo trabalho realizado na Operação Lava Jato e concorria com a vencedora em 2016 Serious Fraud Office, agência inglesa de persecução em casos complexos de fraude, suborno e corrupção. É a segunda vez que a atuação do MPF é reconhecida pelo GIR Awards, que elege espontaneamente os vencedores sem protocolos de inscrição. Em 2015, o trabalho de persecução realizado pela instituição brasileira foi premiado na mesma categoria.

A Operação Lava Jato é a maior iniciativa de combate à corrupção e lavagem de dinheiro da história do Brasil. O caso teve início em março de 2014 em Curitiba a partir da investigação de quatro organizações criminosas lideradas por doleiros. Hoje, as investigações alcançam desvios vultuosos de recursos públicos em contratos da Petrobras, da usina nuclear de Angra 3 e do estado do Rio de Janeiro, entre outros. Atualmente, há forças-tarefas em andamento em Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, além do grupo de trabalho na Procuradoria-Geral da República. Em três anos e meio, cerca de 130 denúncias foram ajuizadas pelas cinco equipes contra mais de 500 acusados.

Acompanhe os resultados da operação

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Tels: (21) 3971-9460/ 9488
www.mpf.mp.br/rj
twitter.com/MPF_PRRJ

Fonte: JusBrasil

content_copyClassificado como