Fiscalização do Crea-MT garante exercício profissional habilitado no estado

Fiscalizando o exercício profissional, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), oferece proteção, tanto ao garantir o mercado de trabalho como ao assegurar ao cidadão que os serviços por ele contratados possuam um responsável técnico. A afirmação é do gerente de Fiscalização do Crea-MT, Jakson Paulo da Conceição.

Segundo o gerente é nesse espaço que atua a fiscalização do Regional, percorrendo quilômetros pelo estado de Mato Grosso e desde fevereiro até o próximo dia 20 de abril já contabilizam 85 municípios fiscalizados. “São mais de dois municípios fiscalizados por dia, isso sem contar as cidades que retornamos mais de uma vez devido as modalidades diferentes a serem a serem fiscalizadas”, informou Jakson.

São verificadas empresas públicas e privadas, obras e reformas, receituários agrícolas e os mais diversos serviços técnicos. “Nas fiscalizações é exigido a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, documento que forma o acervo de cada profissional e garante à sociedade que o executor do serviço está legalizado. Ou seja, o objetivo da fiscalização do Crea Mato Grosso é de verificar se as obras e serviços técnicos de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia estão sendo conduzidas tecnicamente por profissionais e empresas legalmente habilitadas junto ao Conselho”, detalhou o gerente.

Jakson informa ainda que ao responsável técnico cabe, exercer a sua profissão em observância aos princípios éticos, tecnológicos e ambientais compatíveis com as necessidades da sociedade. Nesta semana, de 16 a 20 de abril as cidades visitadas pelos agentes fiscais do Conselho são Comodoro, Nova Lacerda, Conquista d´Oeste, Claudia e Santa Carmen.

Fonte: CREA-MT