CREA-MT participa da abertura do Congresso Brasileiro de Defensivos Agrícolas

access_time 6 anos atrás

Nesta manhã (07), no auditório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), localizado na cidade de Várzea Grande, foi aberta a oitava edição do Congresso Brasileiro de Defensivos Agrícolas Naturais – VIII COBRADAN, “Cultivando o Futuro com Sustentabilidade”.

Serão três dias de encontro, com 18 palestras proferidas por especialistas da EMBRAPA, ESALQ, UNOESTE, KOPPERT, UNESP, ANVISA e Universidade Federal do Tocantins (UFT), aberta à estudantes e profissionais que lidam com o manejo no campo. A proposta é debater e apresentar soluções viáveis, através do uso de defensivos naturais.

O engenheiro agrônomo, João Dias Filho, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos (AEAMT), que promoveu o evento juntamente com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), falou sobre a expectativa do congresso.

“Queremos formar uma opinião que difunda esta tecnologia, trazer ao debate os defensivos naturais, para implementá-los com viabilidade econômica, mostrando os processos com uso dos micro-organismos, tanto para a agricultura familiar como nas áreas de grande tecnologia”.

O Prof. Dr. Alexandre Machado, da UFMT, destacou a importância do tema e a necessidade da busca por inovação no setor agrícola. O professor ressaltou que “já temos em Mato Grosso várias fazendas utilizando os defensivos naturais, deixando de usar defensivos químicos, na busca por mais sustentabilidade”.

O Superintendente Federal de Agricultura do Estado (SFA-MT), José de Assis Guaresqui, anfitrião do evento, deu boas vindas aos presentes, afirmando que “ao final destes 3 dias, chegaremos a caminhos que vão fortalecer a agropecuária deste Estado. Sairão alternativas viáveis, poupadoras dos recursos naturais, garantindo uma produção com sustentabilidade e segurança alimentar para a sociedade”.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia como um dos apoiadores institucionais do congresso se fez presente. O agrônomo, conselheiro e vice-presidente do CREA-MT, Clóvis do Lago Albuquerque, acredita que o congresso vai contribuir muito para uma reflexão no setor do agronegócio. Ele lembrou que hoje o Conselho, com mais de 23 mil profissionais registrados, tem sua maior parte composta por profissionais voltados ao campo.

“Temos muita responsabilidade com o que é produzido e trabalhamos para que a sociedade tenha cada vez mais saúde alimentar. O mercado de defensivos naturais está engatinhando e tem um futuro pela frente, uma verdadeira avenida para crescer”, frisou o vice-presidente.

Participaram ainda da abertura do congresso o Secretário Adjunto de Agricultura, Alexandre Possebon da Silva e, o Superintendente do Senar –MT, Otávio Celidônio.

Mais informações sobre o evento, que segue até a próxima quinta-feira (09), podem ser acessadas no site: http://www.cobradan.com/

Luciana Oliveira Pereira – Gecom/ CREA-MT

Fonte: CREA-MT

content_copyClassificado como