22 de março: Dia Mundial da Água. Confira as últimas notícias do Fórum Mundial

access_time 6 anos atrás

Com primeira edição no Hemisfério Sul, Fórum Mundial da Água tem como tema “Compartilhando Água.” Evento reúne 10 chefes de Estado e representantes da ONU e de 150 países e conta com mais de 300 debates na programação.

Esta acontecendo até dia 23.03 em Brasília-DF, o 8º Fórum Mundial da Água, evento realizado pela primeira vez no Hemisfério Sul, com a promoção do Conselho Mundial da Água, desde 1997. A iniciativa busca estabelecer compromissos políticos ligados aos recursos hídricos. O Crea-MT está representado pela gerente de Apoio ao Colegiado (Geaco), engenheira sanitarista Sara Sueli Atílio Caporossi, que também é diretora da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária de Mato Grosso (Abes-MT).

Veja aqui as últimas notícias sobre o Fórum.

A Cerimônia de abertura ocorreu no Palácio do Itamaraty na manhã de segunda-feira (19), um dia depois do início das atividades no Mané Garrincha. O evento trienal já foi realizado nos seguintes países: Marrocos (1997), Holanda (2000), Japão (2003), México (2006), Turquia (2009), França (2012) e Coréia do Sul (2015). O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea e a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas, têm estandes no evento.

Para a realização em Brasília, o Conselho Mundial da Água promoveu parcerias com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal – Adasa e com o ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA). A expectativa é de um público de 30 mil representantes de mais de 100 países, espalhados em espaços como o Lago Paranoá, Ponte JK, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Palácio do Itamaraty, Planetário e estádio Mané Garrincha. São cerca de 215 salas de debate.

No Mané, o público poderá participar da Vila Cidadã. Com acesso totalmente gratuito e aberto a todos os participantes, o espaço reúne uma vasta programação educativa e cultural. O Museu do Amanhã, do Rio de Janeiro, apresentará ao público do Fórum o módulo com recursos tecnológicos que mostra os efeitos climáticos provocados pelo aquecimento global. Um debate sobre a crise hídrica do Distrito Federal está programado para o domingo, a partir de 14h30. Serão apresentadas ainda 60 iniciativas de nove países sobre boas práticas no uso da água. Para participar é exigido apenas um credenciamento prévio que pode ser feito clicando aqui. É nesse local que as lideranças e os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua poderão compartilhar suas experiências e impressões sobre o evento.

Segurança hídrica mundial

A Organização das Nações Unidas – ONU projeta que dois bilhões de pessoas poderão vivenciar a carência absoluta de água em menos de dez anos. Mas, além de um desafio, o uso adequado das reservas hídricas representa também uma oportunidade estratégica de desenvolvimento, considerando que a cada R$ 1 investido em água e saneamento são economizados até R$ 10 no setor de saúde.

A programação dos painéis de alto nível sobre temas como: diálogo político e científico como chave para superar os desafios hídricos globais e apoiar a tomada de decisões; água e desastres naturais; financiamento de obras de infraestrutura hídrica; investimentos em saneamento e gestão de efluentes; água para a agricultura e produção de alimentos; crises hídricas no Brasil; gestão integrada das nascentes dos rios aos mares; perspectivas de financiamento de investimentos hídricos nas Américas; negócios, água e desenvolvimento sustentável; revitalização da GIRH para a Agenda de Desenvolvimento 2030, entre outros. Haverá ainda fóruns relacionados a sustentabilidade, cidadania, processo político, processo regional e sessões especiais.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

com informações da assessoria do Fórum Mundial das Águas.

Fonte: CREA-MT

content_copyClassificado como