Audicom é a nova colaboradora da Rede de Controle

Audicom é a nova colaboradora da Rede de Controle

access_time 3 meses atrás

A Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso ganhou, na tarde desta quarta-feira, mais uma colaboradora, a Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso – Audicom. A reunião foi realizada na sede da Controladoria Geral do Estado – CGE. O Controlador-geral do Estado Emerson Hideki, juntamente com o Procurador Chefe da União – AGU, Alexandre Murata, Superintendente da CGU Daniel Gontijo Motta e o Auditor Federal de Controle Externo do TCU Regivalder Pereira da Silva coordenaram o encontro.

A integração da Audicom à Rede de Controle contou com o apoio de todos os membros presentes na reunião, entre eles: o Crea, a CGM, o TRE, o TCU, a Caixa Econômica e o Ministério Público de Contas, que nesta reunião foi representado pelo Procurador-geral Adjunto William de Almeida Brito Junior.

O Procurador-geral Adjunto William Brito Júnior frisou a importância da participação da Audicom junto a Rede de Controle. “Eu entendo que a Rede de Controle é o lugar deles, esses auditores e controladores representam os 141 municípios de Mato Grosso. Acredito que é necessário ter o apoio de todas as instituições para fortalecer o controle interno”, explicou.

Para o Auditor Público Interno Vanderson de Oliveira, a rede será essencial nos trabalhos realizados pela Audicom. “A associação tem uma representatividade muito grande dentro do estado de Mato Grosso, com mais de 200 associados. A Rede de Controle será fundamental, pois nós iremos ter um diagnóstico real de todas as situações de controle interno a nível de município. A rede dará efetividade a esse controle, vai contribuir no combate à corrupção, na identificação de distorções e em outros trabalhos que venham a ser desenvolvidos”, disse.

A engenheira civil Marciane Prevedello Curvo, do CREA-MT, membro da rede, apresentou o projeto “Casa Segura”. Uma cartilha, distribuída na reunião, será um dos meios pelos quais o programa será disseminado. Nela, haverá planos para melhorar a segurança dos idosos em ambientes residenciais e casas de repouso. A Rede de Controle, inicialmente, irá contribuir na divulgação interna nos órgãos e, consequentemente, na conscientização.

Durante o encontro, outro tema debatido foi a participação da Rede de Controle no Programa Nacional de Capacitação de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro do Ministério da Justiça, evento que será realizado em Cuiabá em maio desse ano.

A reunião foi finalizada com a atualização dos Grupos de Trabalho Controle Social e Obras. O próximo encontro está marcado para o dia 3 de abril, na Controladoria Geral do Município, às 14 horas.

content_copyClassificado como